Deus, o Criador

Ao longo da história da humanidade a ideia ou compreensão de Deus assumiu várias concepções em todas sociedades e grupos já existentes, desde as primitivas formas pré-clássicas das crenças provenientes das tribos da Antiguidade até aos dogmas das modernas religiões da civilização actual.

Deus, muitas vezes é expressado como o Criador e Senhor do universo. Teólogos têm relacionado uma variedade de atributos para concepções de Deus muito diferentes. Os mais comuns entre essas incluem onisciência, onipotência, onipresença, benevolência, simplicidade divina, zelo e eternidade. Deus também tem sido compreendido como sendo incorpóreo, um ser com personalidade divina, a fonte de toda a obrigação moral, e o “maior existente”. Estes atributos foram todos suportados em diferentes graus anteriormente pelos filósofos teológicos judeus, cristãos e muçulmanos. Muitos filósofos medievais notáveis, desenvolveram argumentos para a existência de Deus, tencionando combater as aparentes contradições criadas por muitos destes atributos. As principais características do Deus-Supremo são:

a Onipotência: poder absoluto sobre todas as coisas;
a Onipresença: poder de estar presente em todo lugar; 
a Onisciência: poder de saber tudo.

Deus, no cristianismo, é o ser divino que criou e governa o mundo. Ele é manifesto em três personalidades diferentes: o Pai, o  Filho e o Espírito Santo. A Trinidade apresenta diferentes atributos entre eles: o amor, o mais importante de todos (1 Jo 4,8 e manifesto assim por Paulo em 1 Co 13), a onipotência, a onisciência, a onipresença, a santidade, a Verdade (Jo 14:16), a justiça e a fidelidade. No Novo Testamento, Deus, o Pai, tem um papel especial na sua relação com a pessoa do Filho, Jesus (Hebreus 1:2-5). De acordo com o credo niceno, o Filho (Jesus Cristo) foi “eternamente gerado do Pai”, indicando que a sua divina relação não está vinculado a um evento no tempo ou história humana. A bíblia refere-se a Cristo como o início de uma criação de Deus.

No Cristianismo, Deus é chamado de “Pai”, um título inédito, nunca empregado anteriormente para referir-se à divindade. Além disso, ele é o criador e sustentador de criação, e o provedor dos seus filhos. O Pai tem uma eterna relação com seu Filho primogénito, Jesus, o que implica um conhecimento íntimo e exclusivo de sua natureza: “Ninguém conhece o Filho excepto o Pai, e ninguém sabe o Pai excepto o Filho e qualquer um a quem o Filho escolhe para revelar-lhe.” (Mateus 11:27).

A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito (João 4:24), incriado, onipotente e eterno. O criador e sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. Com este pano de fundo, a crença na divindade de Cristo e no Espírito Santo é expressa como a doutrina da Santíssima Trindade, que descreve uma única “substância” divina já existente antes da criação do mundo, constituída por três pessoas distintas e inseparáveis: o Pai, o Filho (Jesus Cristo), e o Espírito Santo (I João 5:7) . De acordo com esta doutrina, Deus não está dividido, no sentido de que cada pessoa tem um terço de todo, mas antes, cada pessoa é considerada como sendo plenamente Deus (cf. Perichoresis). Deus é o Criador, Jesus Cristo o seu filho primógénito e nosso Salvador e o Espírito Santo é o nosso conselheiro/guia/advogado que diariamente nos relembra para não sairmos do caminho correcto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s