O Tabernáculo

Um tabernáculo é um templo, um lugar para adorar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo (fuga do Egipto para Israel) por volta do ano 1450 a.C., o povo israelita acabou vagueando pelo deserto da Península do Sinai durante 40 anos.

Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus atribuiu a Moisés instruções bem detalhadas (Êxodo – Capítulos 25 a 40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo. Todos os materiais usados eram raros e valiosos (ouro, prata, bronze, linho, acácia etc.) e a estrutura era completamente portátil.

De cada vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel.

O tabernáculo era diariamente usado como o meio em que o povo se relacionava com Deus. Incenso e animais imolados no altar eram oferecidos a Deus juntamente com orações e louvores. Deus também estabeleceu dias específicos como o dia da expiação, dia em que o povo e os sacerdotes fariam tarefas especiais ou sacrifícios especiais para Deus.

O tabernáculo tornou-se o centro da comunidade israelita enquanto eles estavam no deserto. Quando eles acampavam, o lugar do acampamento de cada tribo era determinado pela localização do tabernáculo. O tabernáculo continuou a ser usado até que o Templo em Jerusalém (Séc. X a.C.) foi construído, no tempo do rei Salomão.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s