Desenterrando a Verdade

Entre 2005 e 2007 um conjunto de cerca de 70 livros – cada um contendo entre 5 e 15 “folhas” de chumbo presas por aros de chumbo – foi descoberto numa gruta remota da Jordânia.

Estes livros, segundo alguns especialistas que os terão analisado, parecem ser os mais antigos da história cristã, tendo sido preservados. Os documentos, que estão actualmente a ser estudados em Israel, podem trazer à luz dados para uma melhor compreensão sobre a história do cristianismo em toda a região da “Judeia, Samaria” e outros lugares.

O director do Departamento de Antiguidades da Jordânia, Dr. Ziad Al-Saad, refere que os livros parecem ter sido feitos por seguidores de Jesus nas décadas seguintes à sua crucifixão.

“Talvez eles sejam mais significativos que os pergaminhos do Mar Morto (relíquias descobertas nos anos 1940 que contêm textos bíblicos)”, disse Saad.

“Talvez eles precisem de mais interpretação e análise de autenticidade, mas a informação inicial é muito animadora. Parece que estamos diante de uma descoberta importante e significativa, talvez a mais importante da história da arqueologia.”

 “Há uma cruz em primeiro plano e, atrás dela, está o que seria a tumba (de Jesus), um pequeno edifício com uma abertura e as muralhas da cidade. Outras muralhas representadas noutras páginas dos livros admite-se que se referem a Jerusalém”, diz Davies, que afirma ter ficado “estupefacto” com as imagens, claramente cristãs”A cruz é o que mais chama a atenção dos especialistas, feita no formato de um T maiúsculo, como eram as cruzes que os romanos usavam para crucificar.

Outro possível elo com as Sagradas Escrituras está contido num dos poucos fragmentos de texto que foram traduzidos das relíquias. O fragmento, acompanhado da imagem do menorá, diz: “Devo andar honradamente”, frase que também aparece no Livro das Revelações (Apocalipse de João).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s