Primeiro templo cristão (33 a 70 d.C.)

Há três anos, arqueólogos escavaram e trouxeram à luz na Jordânia aquilo que eles acreditam ser as ruínas do primeiro templo cristão.

“Desenterrámos aquilo que consideramos ser a primeira Igreja do mundo, datando de 33 a 70 d.C.”- afirmou Abdul Qader al-Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos Rihab, da Jordânia, ao jornal Jordan Times.
Acrescentou que a descoberta era “fascinante”.

O edifício do templo com cerca de 2 mil anos foi descoberto por baixo da Igreja de São Jorge, em Rihab, Mafraq, a Norte da Jordânia, perto da fronteira com a Síria. A Igreja de São Jorge data de 23o d.C. e é considerada a mais antiga “Igreja a sério” do mundo.

Hussan disse que a sua equipa tem evidências suficientes para crer que “esta Igreja abrigou os primeiros cristãos – os 70 discípulos de Jesus Cristo”.

Crê-se que estes primeiros 70 discípulos fugiram da perseguição em Jerusalém e que foram especialmente para Rihab, fundando templos no Norte da Jordânia actual. Segundo Hussan, fontes históricas sugerem que os 70 cristãos “primitivos” viviam e praticavam a sua fé na Igreja subterrânea e que só saíram quando os governadores romanos abraçaram o Cristianismo.

No templo subterrâneo foram encontrados vários assentos em pedra que se acredita terem sido para os “clérigos” e uma área em forma de círculo, que se pensa ter sido a ábside – uma área onde normalmente se encontra o altar.

O bispo principal da Arquidiocese Ortodoxa Grega, Archimandrite Nektarious, descreveu a descoberta como “um importante marco para os cristãos do mundo inteiro”.

“A única cave semelhante a esta em todo o mundo, tanto na forma como no propósito está em Tessalónica, na Grécia” – acrescentou o bispo.

Segundo Hussan, uns 30 edifícios de templos já foram descobertos em Rihab, e acredita-se que Maria e Jesus terão passado por esta região.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s